Atracções Turísticas

Castelo de Alvito

O Castelo de Alvito foi construído em 1494, sendo a sua arquitectura marcadamente quinhentista, que marca a passagem de fortaleza guerreira da Idade Média para a Residência dos tempos modernos. Este edifício possui um estilo arquitectónico de carácter manuelino-mudéjar. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910, funcionando desde 1993 como Pousada da rede das Pousadas de Portugal.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

A Igreja Matriz foi construída nos finais do séc. XIII e ao longo da sua existência terá sofrido obras de ampliação entre os anos de 1480 e 1554. O seu interior está adornado de diversos frescos de rara beleza, dois altares de talha dourada e um conjunto de azulejos do séc. XVII.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio é um edifício que alberga os principais serviços da administração municipal, sendo que este se encontra situado no ponto mais alto da vila.

Igreja de Santo António

A Igreja de Santo António terá sido construída por volta da primeira metade do séc. XVII. É especialmente conhecida pela variedade de registos de painéis azulejares que se fundem num belo conjunto a par dum retábulo maneirista no altar-mor.

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia destaca-se pela sua fachada principal e capela interior. A data de construção é do ano de 1520 e o edifício sofreu posteriormente diversas alterações a nível da estrutura arquitectónica. A azulejaria cobre na sua totalidade os alçados da Igreja e a pintura mural da ousia da Capela da Nossa Senhora das Candeias é caracterizada pelo seu estilo “proto-barroco” onde são representadas imagens da Epifania e da Anunciação. A Igreja encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1962.

Capela de Nossa Senhora das Candeias

A Capela data de finais século XV e enquadra-se no período referente ao Gótico-Manuelino, sendo o seu conjunto composto por pinturas a fresco e azulejos nos alçados.

Ermida de São Sebastião

A Ermida de São Sebastião terá sido edificada no início do séc. XVI em estilo Gótico. A sua localização passa pelo canto da vila com o objectivo de protecção da antiga peste através do padroeiro S. Sebastião. A pintura do mural data do séc. XVII e cobre a totalidade do interior do edifício, sendo que a pintura a fresco é característica da região com representações variadas de anjos musicais.

Portais Manuelinos de Alvito

Um pouco por toda a vila é possível observar este estilo arquitectónico na moldura de portas e janelas e em fachadas cuidadas que parecem reflectir o orgulho dos habitantes, numa clara aposta de valorização daquele património.

Ermida-miradouro de Stª Luzia

Estando em Avito, merece uma visita o miradouro de Stª Luzia, construção do séc. XVI resultante do aproveitamento de um antigo morabitino.